Amigurumi: Por onde começar?

Minha principal dificuldade quando vi fotos dos Amigurumis no Google e decidi aprender junto com minha amiga Adriana foi a ausência de bons tutoriais em português. Como assistíamos muita coisa de fora, ficavam várias dúvidas sobre qual material usar, como encontrar as tonalidades que precisávamos para determinado projeto, como fechar as peças…enfim, uma infinidade de desafios que foram (e continuam sendo) sendo transpostos na base da tentativa e erro, com muita pesquisa na internet.

Esse é o primeiro de uma série de posts com o objetivo de dar um passo a passo para vocês fazerem seus próprios amigurumis, independente de já possuírem algum conhecimento de crochê ou não.

 

Dicas sobre Materiais:

Agulhas: As agulhas que mais utilizo são as de crochê de tamanho 2,0 – 2,5 e 3,0. O preço é super acessível, mas tenho de ressaltar que cada pessoa se adapta de uma forma. Isso porque não há uma regra: a tendência no amigurumi é fazer pontos mais “apertados”, o que contraria um pouco quem está acostumado a fazer crochê. O objetivo é que os bichinhos não fiquem com “buracos” porque não ficaria bonito e porque o recheio pode acabar saindo da peça. Isso significa que uma pessoa que esteja acostumada a fazer pontos mais abertos talvez tenha de usar uma agulha menor, até ir se acostumando a “apertar” mais os pontos. É importante também ter uma agulha de tapeçaria que nada mais é que uma agulha mais grossa que vai permitir unir as partes do amigurumi.

Lãs/Linhas: Os amigurumis podem ser feitos com lã ou linha de crochê, eu prefiro lã. Na verdade tudo vai depender das cores que você vai querer utilizar, o tamanho final e o acabamento do amigurumi. Infelizmente aqui no Brasil ainda não temos linhas especiais para Amigurumi como na Europa e nos Estados Unidos, mas acredito que à medida que eles se popularizarem essa será uma tendência do mercado brasileiro.

Marcadores: O método mais comum é tecer os amigurumis em uma espiral contínua e com isso é preciso usar um marcador para saber onde começam e terminam as voltas. Pode ser um clip comum desses de escritório, mas eu uso o que chama “Clipes Marcador de Pontos de Tricô”. Vem um monte na embalagem e como você acaba perdendo alguns com o tempo, compensa o investimento.

Olhinhos e outros acessórios: Para os olhinhos eu uso muito pérolas pretas ou os bordo com linha de meada. Há também os olhos de segurança, que são os melhores, mas ainda não encontrei para comprar no Brasil – se souberem indiquem. Há vários sites estrangeiros que entregam aqui e não fica caro se você comprar uma quantidade maior para aproveitar o frete. No mais, uso muito feltro, botões e tudo que a imaginação permitir para deixar os amigurumis super fofos.

16 comentários em “Amigurumi: Por onde começar?

  1. Ta lindo seu blog… assim como tudo que você faz, sempre caprichosa. Parabéns! Deu saudade das nossas noites de conversas e bichinhos….rsrsrsrs…..ativou meu virus de amigurumania….rsrsrsrsr

    1. Saudade também! Agora você não tem mais desculpa, vou incluir nos próximos projetos uns amigurumis para “meninos” para você fazer…hehehe

  2. Olá!! Amei seu blog, amo amigurumi e estou aprendendo tbm…
    não sei se você já achou os olhinhos, mas no mercado livre vende deles.
    parabéns pelo trabalho!
    bjo

  3. Oi Juliana!
    Qual linha tu gostas mais? Eu tenho algumas da cisne que embora seja daquela linha “premium” ficam com o ponto super feio. Tens alguma sugestão? Beijo!

    1. Oie!

      Eu gosto mais de lã, porque acho que o acabamento fica mais bonito. Aí acabo escolhendo pela cor do bichinho que quero fazer. Uso muito a Fofura Baby & Kids, a Vip da Cisne. Quando eu uso linha, prefiro a Duna porque tem uma espessura maior, porém só vende o novelo grande. Vai testando que acaba descobrindo uma que goste mais!

  4. Boa noite.
    Suas informações foram muito úteis. Já trabalhei com a linha Duna , e os trabalhos ficam excelentes, pena que os novelos são pequenos e um pouco caro.
    abraço.
    Ana

  5. Ooi, super toop suas dicas, sempre quiz aprender ao Menos crochê, agora que me dediquei por começa, acabei me apaixonando pelos Amigurumi, mas porém nao sei fazer crochê , tenho que ter super conhecimento do crochê? , queria logo começar pelos Amigurumi rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *